O Scrum Master

Os papéis do Scrum MasterA metodologia Scrum de desenvolvimento define três papéis essenciais, o Product Owner, o Time de Desenvolvimento (ou Dev Team) e o Scrum Master (SM).

Resumidamente, o Product Owner está focado em determinar e indicar o que é esperado como resultado do produto, ele representa o que o cliente deseja receber na entrega. O Scrum Team é uma equipe multi disciplinar que irá atuar no desenvolvimento do projeto, incluindo arquitetura, codificação, testes, documentação e etc. O Scrum Master é o responsável por manter as práticas Scrum, apoiar os outros papéis e manter a comunicação e colaboração ativa.

O guia oficial descreve esse papel como a de um professor, treinador, facilitador e a pessoa que remove os impedimentos.

Nesse sentido, vamos abordar aqui as principais atividades, de onde variam todas as demais.

 

O Protetor do Scrum

Como o próprio nome diz, o Scrum Master deve ser a maior autoridade do time no assunto, deve conhecer e dominar muito bem as práticas e valores do Scrum, de forma a disseminá-lo no grupo.

Devido a esse conhecimento, deve garantir que todos os participantes do processo também conheçam esses princípios, atuando muitas vezes como um professor, e deve assegurar que todos respeitem e sigam o que é definido na metodologia.

Essa função é essencial para que os valores e práticas não se percam durante o processo de desenvolvimento, o que pode ocorrer principalmente devido a pressões externas sobre a equipe e as entregas.

 

O Scrum Master como Líder Servidor

Liderança ScrumMasterÉ importante ter em mente que o Scrum Master não é um gerente, um chefe, ele age principalmente como um líder servidor, um facilitador dentro do time.

Nesse sentido, o SM deve estar sempre à disposição tanto do time de desenvolvimento quanto do Product Owner, apoiando o andamento de todo o processo.

É ele quem irá atuar para resolver qualquer tipo de impedimento que possa estar prejudicando o andamento das tarefas de cada membro, que reduza a produtividade do time. Como alguns exemplos de impedimentos podemos citar:

  • Gap de Conhecimento: Nesse caso o SM pode atuar diretamente transferindo esse conhecimento, ou indicando outros pares para fazê-lo, pode indicar treinamentos e etc.
  • Problemas com Infraestrutura: Por exemplo, um notebook quebrado. Nesse raso é sua responsabilidade interceder junto às outras áreas da empresa para resolver o problema o mais rápido possível, buscando soluções emergencias, definitivas e também preventivas.
  • Intervenções externas: Ele deve identificar ou ser comunicado pelos membros da equipe quando intervenções de fora do time Scrum estiverem prejudicando o andamento das atividades. Por exemplo, membros do time sendo constantemente solicitados para outras atividades fora do escopo dos Sprints, ou pressões por entregas diferentes do que foi definido inicialmente.

O Scrum prega que as equipes sejam auto-organizadas, diante disso o Scrum Master também tem a obrigação de colaborar para que o time rume nesse direção, que se acostume, participe ativamente e se comprometa com o andamento do projeto, de cada Sprint e com o resultado final do produto.

 

Comunicação e Integração

Integração da Equipe ScrumEm qualquer metodologia ágil, é essencial que haja muita colaboração e comunicação entre todos os envolvidos. O Scrum Master tem o papel de garantir que isso esteja ocorrendo.

As expectativas devem ser mantidas bem alinhadas entre o Product Owner, o Time de Desenvolvimento e os demais envolvidos no processo.

O profissional SM deve facilitar toda essa comunicação, facilitar e moderar as discussões e ajudar para que as tomadas de decisões sejam realizadas em conjunto e de forma acertiva, o mais ágil possível.

Dentro do time de desenvolvimento, ele também deverá resolver qualquer conflito e garantir que esteja ocorrendo uma comunicação ativa entre todos os membros.

Durante as reuniões do Scrum como a Daily Meeting e a Sprint Review, atua como principal facilitador, indicando o correto andamento das mesmas e fazendo as perguntas corretas para que todos participem de forma plena.

 

Enfim, como é possível observar, o dia a dia de um Scrum Master é repleta de desafios. Mas é importante que ele mantenha sempre todos unidos em torno das práticas da metodologia e com foco em entregar valor ao negócio.

Como vimos, o profissional na função de SM deve ser o principal ponto de referência sobre a Metodologia, garantindo sempre que as práticas e valores sejam seguidos por todos, por isso uma Certificação Scrum Master é sempre muito importante e valorizada.

Para finalizar, o vídeo abaixo (em inglês) resume bem o que foi dito nesse artigo. Enjoy.

Comments are closed